quinta-feira, 5 de abril de 2007

Japão quer Diminuir uso de Sacolinhas


Os hábitos de embrulho de presentes e mercadorias sobrepassam os limites do excesso no Japão. A atitude do povo japonês está mais dirigida à apresentação que ao conteúdo. O sentido social do embrulho está baseado na tradição: mais embrulho significa boa educação e formalidade.


No comércio, o embrulho é considerado parte do produto. A conseqüência é que o Japão consome mais plástico por habitante que a maioria dos países. Mas agora os japoneses também estão caindo em conta do problema maluco que estão criando com o descarte de 30 bilhões de sacolas de plástico por ano.


No cartaz da foto está escrito: “Por favor mencione se não tiver necessidade de sacolas de plástico”. Esta loja de conveniência apenas é uma pequena amostra do que está acontecendo por lá. Há um crescente descomforto manifesto entre consumidores, pela quantidade de embrulho e sacolas que estão recebendo. O movimento “Diga NÂO às Sacolas de Plástico” está adquirindo força e consumidores começam a ficar mais atentos e espertos.



A criatividade japonesa não perde ocasião para fazer negócio. Uma empresa dedicada à produção de lingerie estampa um “Não às Sacolas de Plástico” numa nova linha de calcinhas. Aliás, a sacola que a modelo tem no braço é feita de sutiã. Prático, né? Tira o sutiã e coloca a batata, o alface e o xuxú, lá na feira. Agora só falta inventar a camisinha oxibiodegradável.



Use e reuse sua própria sacola de pano!

Exija resposta de supermercados e empresas.



Frase do dia: “Deus não joga dados, mas gerencia um baita dum cassino”.

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