sábado, 31 de maio de 2008

Sem Documentos

O cerne da questão é que perdi meu RG a fins do século passado. Me virava com a Carteira de Trabalho e o BO da perda.

Uma segunda via de RG de estrangeiro custa hoje R$ 305,xx (mais fotos) e não recebe de graça, pois é expedido pela Polícia Federal. Demora 3 a 12 meses pra chegar, e até mais em casos que conheci. Não posso nem sonhar em ter tanta grana assim.

A carteira de Trabalho está estraçalhada e não posso pegar segunda via sem o RG, como também não consigo carteira de ônibus, aqui em Sampa.

O CPF está irregular, mas nem pra acertar isso sobra um troco.

Fui nos Direitos Humanos da OAB, pra ver qual é, se tiver direito a alguma coisa. Me mandaram pro Ministério Público, que abriu processo, incluíndo o pedido do RG junto ao pedido de naturalização. Também abriram outro, pedindo uma pensão (Loas) à qual tenho direito. A Lei me obriga naturalizar, apesar que alguns juizes considerarem inconstitucional. (Artigo 5º e tal).

À pergunta sobre demora, foram muito relutantes antes de afirmar que tudo isso ia demorar mais de dois anos. Daí, o 'poder público municipal' me enfiou num albergue e mandou esperar.

Poderia ir pro Chile, onde o Consulado afirma que teria direito a uma pensão, por meus problemas físicos. Mas só se voltar, e se oferecem a me mandar 'repatriado', o que implica em algumas restrições à liberdade. Ninguém esclarece quanto seria o que poderia receber. Só sei que demora "alguns meses" (esperando em algúm asilo), e que perderia o benefício se sair do país. Além de que iria sofrer com uma estúpida e deshumana discriminação, pela população em geral, que chega a ser violenta com 'os que voltaram'.

Falando sério, tenho até medo de voltar. Tem cão solto por lá que não esquece. Tem também o assunto climático. A temperatura máxima no inverno de Santiago é menor que a mínima em Sampa. Periga não passar de agosto.

Lembro o "Catch 22" de um antigo filme de paródia da guerra do Vietnam.

Nenhum comentário: