quarta-feira, 11 de abril de 2007

Marketing Verde

Não existe a menor dúvida, para ninguém, que as empresas devem aceitar sua responsabilidade e fazer sua parte para diminuir a quantidade de lixo plástico que estão produzindo. Não só pela exigência dos consumidores, mas pela mais convincente razão de prestar atenção a este imenso problema que nosso planeta está encarando.


As maiores agências de publicidade do planeta prevêem uma onda de campanhas verdes em 2k7. Empresas competem em proclamações de responsabilidade ambiental. Para muitas chega a ser assunto que atinge a própria sobrevivência.


Ainda existe algum ceticismo sobre os benefícios comerciais de assumir compromissos ambientais, mas não resta dúvida que estes podem influenciar preferências de consumidores ao escolher marcas de produtos similares. Se uma empresa faz uma declaração ambiental, seu competidor direto fica sob suspeita se ficar calado. Consumidores fazem parte de um mercado cada vez mais vigilante.


As empresas, e as marcas que as representam, não podem ficar fora desta realidade. Se não se alavancam em um “protocolo verde” terão perdas financeiras, porque os consumidores as vão punir. A comunicação e demonstração de valores verdes pode ser considerado um ato de “higiene corporativa”, necessária para conservar competitividade e permanência com seus clientes.


Enquanto existe este desafio, não comunicar as próprias iniciativas ambientalistas apresenta claros riscos. Marketeiros que não realcem o aspecto negativo dos produtos promovidos podem descobrir que consumidores os consideram ambientalmente nocivos.


Presentear sacolas reutilizáveis de pano é uma resposta limpa e clara. É uma declaração não-verbal e sem ambigüidade sobre a sensibilidade ambiental, a através de ação concreta. A própria sacola sustenta a afirmação e constitui um dos mais efetivos veículos de publicidade no mundo de hoje. Usar sacolas reutilizáveis para promoções e eventos é uma forma barata e elegante de estabelecer a imagem verde de uma empresa.


Seus Clientes estão Evaluando

sua Sensibilidade Ecológica!

Nenhum comentário: