quinta-feira, 5 de abril de 2007

Olha essa Bagunça Danada!

Ainda deve ter alguns véios vivos que se lembram de Art Buchwald, um humorista norteamerikano. E se ninguém se alembra, tanto faz. O caso é que o cara enxergou o problema no ano 1970. Pena é que há tantos governos que ainda não enxergam nada.

Veja o que escreveu naquele ano:


E o Homem criou a sacola de plástico e as latas de estanho e de alumínio e o embrulho de celofane e o prato de papelão, e isto foi bom porque o Homem pôde pegar seu carro e comprar todo seu alimento em um só lugar e Ele pôde guardar tudo o que é bom para comer na geladeira e jogar fora o que não tinha mais uso. E logo a Terra estava coberta de sacolas de plástico e latinhas de alumínio e pratos de papelão e garrafas descartáveis e não havia onde sentar ou caminhar, e o Homem balançou a cabeça e gritou: “Olha essa bagunça danada!”


As pessoas que levam suas compras pra casa em sacolas de plástico não conseguem enxergar o tamanho do problema. Um par de sacolinhas, ou meia dúzia, parecem coisa tão inofensiva. Mas os números são chocantes e alertam sobre um problema muito preocupante.


É claro que temos outros problemas que nos pressionam. A diferença é que este tem uma solução bem fácil. Sacolas reutilizáveis são a solução. Coloque um imposto sobre sacolas de plástico e o problema desaparece.


Não precisa acreditar em mim. A Irlanda colocou uma taxa, e o uso das sacolinhas caiu 90% em um ano. E não foi que os irlandeses deixaram de fazer compras, não. Simplesmente levam suas sacolas reutilizáveis quando vão ao mercado ou no shopping.


Frase do dia: “Se sexo é o que importa, só o rock é sobre amor!” (Bidê ou Balde).

Nenhum comentário: