quarta-feira, 4 de abril de 2007

Sacolas Biodegradáveis em Matrixgá

Sob o título “Supermercados adotam sacolas biodegradáveis”, a Gazeta do Povo, Curitiba, informou que esse tipo de sacolas começarão a ser usadas nos supermercados a partir do 20/10/2k6, aqui em Maringá.


Um dado interessante, relevante, é que são usadas mensalmente 6 milhões de sacolas pelo comércio da cidade. Dá uma média de umas 240 por habitante/ano. No total anual estariamos esbanjando coisa de 72 milhões de sacolas. Segundo o Sindicato da Indústria de Material Plástico, os supermercados de todo o Estado utilizam 80 milhões de sacolas por mês. Chega perto do bilhão por ano.


Mesmo achando esses vultosos números meio conservadores, gostaria de vê-las todas juntas, do lado do monte de grana que isso nos custa. Pensar que a cidade mal recicla 3% do total de lixo produzido. O resto vai parar num lixão totalmente inadequado. Ou precisamos do quê para cair em conta do prejuízo? É de arrepiar, conhecendo as conseqüências.


Quando se fala em “cidade verde” não é coisa de cor pintada, nem menção a um monte de árvores plantadas nas ruas. 'Ser verde' é uma referência a uma atitude social relacionada ao meio ambiente, ao destino do lixo, ao consumo consciente, à sustentabilidade de iniciativas e empreendimentos, e poraí.


Temos que reconhecer nosso baixo desempenho nesses quesitos. Por isso merece destaque a Rede de Supermercados Cidade Canção, com seis lojas na cidade e mais quatro na região. Afinal é a primeira rede supermercadista no Brasil a implementar o uso de sacolas oxibiodegradáveis. Mas, após quase seis meses da notícia original, ainda está sozinha na empreitada.


É claro e óbvio que há um lobby querendo dificultar a transição a sacolas mais ecologicamente amigáveis. Parece momento adequado para nossos vereadores usarem seus laptops para implementar medidas que incentivem e promovam o uso de tecnologias 'verdes', ecologicamente sustentáveis, banindo aquilo que não é conveniente para nós. Estão esperando o quê?


Por minha parte, reconheço que sou meio chato e insisto: a única sacola sustentável é aquela que você reutiliza muitas e muitas vezes, durante anos a fio. E faço lobby para você adotar uma sacola de pano, de um tecido de boa qualidade.

Nenhum comentário: