terça-feira, 24 de junho de 2008

O Trecho na Política

Estou em situação de viver, então tem que viver. Como não estou em situação de rua somente porque moro em albergue provisório, interessou-me participar de uma reunião, tratando do tema das Políticas Públicas relativas ao povo que sobrevive em condições similares às minhas.

Caiu na minha mão um convite para participar de uma Consulta Pública, na qual ia se discutir e construir propostas para a "Política Nacional para a População em Situação de Rua".

Como introdução, um sintético histórico do Movimento do Povo de Rua. Digo assim genericamente, sem me referir especialmente a entidade nenhuma. Colocando a audiência no momento atual, emendou naturalmente com uma palestra muito esclarecedora sobre "O que é Política Pública?"

Foi lugar e momento certo, com as pessoas certas, para me introduzir na visão política dos sobreviventes com os quais estou convivendo.

Depois do lanchinho, a típica rodada de perguntas e respostas em bloco. Não abri a boca, só aprendendo. A informação repassada foi valiosa. Valeu a pena comparecer.

Conheci o pessoal que publica o periódico "O Trecheiro", mas não conversamos muito. Havia bastante gente reunida, representantes de diversas entidades de base. Achei falta de albergados e moradores de rua propriamente tais.

Só poderia agregar, como primeira impressão, que observo a necessidade de uma reciclagem em todo esse pessoal destacado para atender este segmento social altamente diferenciado; como também uma reestruturação e adequação pontual no ensino e no treinamento do pessoal que deverá ser incorporado, para satisfazer uma demanda que hoje já é insuficiente, deficiente, incompetente, inadequada e ineficiente.

Essa qualificação profissional, tão necessária, tem altos custos que, forçosamente, têm que ser considerados especificamente e incluidos numa regulamentação do setor.

Nenhum comentário: