terça-feira, 24 de junho de 2008

Roda de Viola, sem viola

Uma viola bem afinada toca sinos e trina também. Só tinha um violão, mas era tocado no modo da viola; um som raízes recheado de saudades. Alguns violeros se revezavam, uns cantando, outros acompanhados da voz de algum dos presentas.

Surgiram emoções e longinquas lembranças ao som das cordas e das vozes afinadas. Letras falando, cantando, da vida, da cultura, do povo que foi enxotado de suas terras; dos que foram empurrados às cidades, dos que foram grilados, roubados, enganados, mal pagos, explorados; vítimas da industrialização do campo, das enormes monoculturas que favorecem interesses transnacionais,

Eles estão espalhados por aí, enchendo albergues e asilos, dependendo da esmola pública. O 'Poder Público', omisso, não dá mais que esmola, enquanto implementa campanha que inibe e afasta o cidadão dessa prática.

Mas muito mais é necessário; só esmola não resolve. Se todo esse 'fenômeno' existe, é porque acumulou-se uma imensa dívida social. E essatem que ser paga, pelo menos é o que expressam os Direitos Universais da Pessoa Humana e está explicitado na Constituição Federal.

Criar e implementar o que fôr necessário para estabelecer condições de atendimento adequado às características ecossociais específicasd deste grupo marginalizado e discriminado, isso é uma obrigação do Governo e de toda a sociedade.

Nenhum comentário: