domingo, 6 de julho de 2008

Desafios e Perspectivas DH

Sábado dediquei de 7am até 20h ao semináriop' desafios e Perspectivas dos Direitos Humanos". Conheci Fermino Fechio, Ouvidor Geral da Cidadania, lotado na Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Acho bom ter, aí nesse lugar, alguém que ainda tenha capacidade de se escandalizar perante o que acontece no país.

Para muita gente, aqueles acontecimenots que nos relatou nada mais são que anedotas, partes do dia a dia do cidadão comum. Só que a mídia destaca mais uns casos e outros menos ou nada, seguindo estritos parâmetros econômicos e políticos.

Por exemplo, a qual veículo de comunicação pode interessar o caso daquele senhor que possui duas casa, não pode morar nelas, nem receber aluguel, e tem que se virar em albergue e pedir comida gratuita.

Vejamos: Seu 'x', hoje idoso, construiu duas casas próprias, com seu esforço. Casado, ficou morando em uma. Reconheceu como própria a filha de outro homem. Mais tarde separou da mulher e deixou uma casa para ela. Teve trabalho para tirar os inquilinos da outra, onde foi morar. Quando a 'filha' casou, prestou-lhe a casa até que o casal tivesse em melhor situação. Até deu dinheiro para uma reforma. Isso, há uns 20 anos atras.

Hoje a 'ex' segue morando em uma casa e a filha, separada e com 4 filhos, mora na outra. Juridicamente fica sem chance. Pobre não tem condição de reverter isso. Só resta o albergue público. Exaltou-se um pouco quando desabafou. Vai falar pra ele sobre direitos... de que?

Ou, para o caso dá igual, vai dizer o que para aquele rapaz na cadeira de rodas, bala na coluna, sem nada para fazer, sem nada, nada mesmo, no futuro; escanteado no pátio do albergue, convivendo com tantos outros que, como ele, só sabem que estão vivos e nada mais.

Nenhum comentário: