sexta-feira, 20 de abril de 2007

Invasão Alienígena

A gente tem um computadorzinho montado, assim, do jeito como a maioria dos brasileiros e residentes montam o seu. A estrutura material, o que você vê, pode tocar, dar porrada, o que chamam de hardware, vem de variadíssimas procedências e grande parte do parque nacional de informática realmente tem procedência legal; é a parte que paga impostos e sustenta o vício.

O software, a parte eletrônica e virtual que mantém o sistema funcionando e só dá pra xingar, isso segue mais ou menos o mesmo padrão. A variedade é imensa e tudo está à disposição de qualquer pessoa que tenha acesso a um computador conectado na rede. Nem precisa se alistar nas fileiras dos piratas. Nem todos os programas e serviços legais são pagos e existem vários essenciais gratuitos que dão conta de qualquer recado.

A gente aqui em casa é fã do que é free. Essa mágica expressão ‘free’ se encontra na rede com qualquer tipo de sistema, programa, arquivo, serviço. É possível se abastecer de todo e qualquer tipo de lazer e informação, satisfatoriamente, sem infligir leis vigentes. Não desmerecem ferramentas úteis disponibilizadas em forma de tryout ou shareware. Quebram o galho de qualquer e-nauta com hábitos ou necessidades mais sofisticadas. O mundo da comunicação tudo facilita.

Mas o cara (falo do filho) encarna com o ruindous. Não digo que o mesmo não tivesse ocorrido com qualquer outro sistema. Falha humana é poderosa e pode ter conseqüências abrangentes. Basta errar o lugar dum clique e desencadear um ataque alienígena de proporções devastadoras. Perda de atenção por uma pequeníssima fração de tempo e... k’búm!

Baixar arquivos carregados numa rede de compartilhamento, com up e downloads gratuitos, é rotina. Assunto já manjado era aquela janelinha que abre e a gente sabe que não deve clicar nela; só no ‘x’. Aparece num popup, contrariando o navegador programado para abri-los em segundo plano. Algo assim como faz a folhadesampa e tantos outros. O marketing enchendo o saco com a desculpa dos bons negócios.

Então vai ‘x’ neles e não um clique para abrir, pois periga acabar o mundo. Mas não adiantou fechar o link na hora. O estrago estava feito e, às 8:04h do domingo, instalaram-se vários arquivos no hd. Mais outros na seqüência.No decorrer do dia começaram a pipocar umas telinhas pretas e notificações do sistema operacional denunciando tentativas de modificação não autorizada.

Logo apareceram os primeiros alertas vermelhos das defesas disponíveis. Quatro trojanos e dois vírus. Fui descobrir á noite: fecha a janela preta e fica por isso mesmo. Deixa ela aberta e logo aparece ‘alerta vermelho’. Simples, a gente clica e manda os bichos pra prisão; ou os elimina no campo de batalha. O sistema defensor parecia efetivo e o inimigo sofre 43 baixas. Mas, logo mais, a cada 10 ou 15 minutos, tudo começa de novo. F*@k! Scaneia hd com dois programas. Um nada encontra e o outro dá conta do recado, mas não consegue remover dois virulentos. Vai dormir.

Segunda feira achei os marwados. Cinco .exe enquistados no system, produzindo malware adoidados. Não consigo remover. Apelei a uma estratagema colocando ‘w’ no final da extensão de arquivo. Me explicaram que, não sendo ‘exe’, não executa. Vários outros no ‘C’ consegui eliminar.

Nessa situação a gente tem que apelar, mas já nem dava para deletar os arquivos temporários, nem o histórico de navegação. Os três navegadores não conseguiam mais navegar. Incomunicado, sem poder baixar reforços. Logo uma coleção de trojanos e vírus diversos começaram a se instalar à vontade; os vermes de Duna são fichinha comparado com os que apareceram no campo de batalha. Todo o sistema de defesa foi neutralizado, desligado, ficando inativo. Desligar e deixar pro dia seguinte. Planejar resgate de dados, executando efetivamente na terça. Quatro dvds, um cd e fração de outro. Mas aí já era noite de novo.

Não era só isso que a gente fazia o dia todo, é claro. Deixar o hd zerinho demorou mais um dia e só na quinta à tardinha o basicão ficou funcionando. Prioridade o acesso à rede com música ambiente. Acho que até o fim de semana não estarei 100% operacional de novo. Tento agora um post básico. Vou ficar alguns dias afetado pela circunstância.

3 comentários:

Lênon Kramer disse...

pá... dá uma olhada nesse:

http://1001gatos.org/

Lênon Kramer disse...

ah, e isto: http://1001gatos.org/garoto-de-17-anos-vai-imprimir-a-internet/

Jorge Cordeiro disse...

Tempos atrás tive um problema gigante no computador, sequestraram minha tela principal, oonde aparecia uma tela toda azul com uns dizeres de que meu computador estava 'dominado'. Penei pra conseguir limpar tudo, mas tive sucesso, usando ferramentas disponiveis na internet e consultando foruns de discussao...

Passei duas noites em claro pra resolver o problema, mas depois me senti orgulhoso pelo feito. E cansado tambem, claro.